quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apocalipse ??? Não foi apagão geral mesmo....

10 de Novembro de 2009, o país para com um dos maiores apagoões de todos os tempos, mas o que aconteceu???

Eu sei, que foi foda....



















Segue as materias sobre o caso:
Saiba como o apagão atingiu os estados brasileiros



Blecaute ocorreu em pelo menos dez estados brasileiros.

Confira como ficou a situação nas regiões afetadas.


Um blecaute atingiu na noite desta terça-feira (10), a partir das 22h13, pelo menos dez estados brasileiros, além do Paraguai. A região mais afetada foi a Sudeste.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ficaram totalmente sem luz. Em Minas Gerais, houve blecaute total nas regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, mas em partes de Belo Horizonte a luz não caiu durante a noite.

O apagão também afetou o interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o interior da Bahia e partes de Pernambuco. Do outro lado da fronteira, o Paraguai, que também recebe energia de Itaipu, ficou às escuras, em conseqüência do que usina chamou de "efeito dominó".

Veja como foi o corte de energia em alguns dos estados afetados:

Espírito Santo

Todo o estado foi atingido pelo apagão. Em Vitória, uma senhora de 87 anos precisou ser atingida em casa após seu aparelho respiratório ter parado de funcionar. Ambulâncias do Samu prestaram socorro. Os bombeiros também tiveram muito trabalho ao socorrer as pessoas presas nos elevadores. O trânsito ficou confuso com semáforos apagados e o governo determinou um reforço na segurança - foram acionados mil policiais para atuar nas ruas, delegacias e nos presídios do estado. No Espírito Santo, o apagão começou por volta das 22h e só terminou por volta da meia-noite. Agora de manhã a energia já foi estabelecida.

Rio Grande do Sul


Apenas duas cidades foram afetadas pelo apagão. Cerca de 70 mil moradores de São Leopoldo e Sapucaia do Sul ficaram cerca de cinco minutos sem energia elétrica na noite passada. A situação foi normalizada sem prejuízo. Segundo a concessionária que abastece a região, o blecaute pode ter sido causado pelos problemas ocorridos em Itaipu. Na região de Porto Alegre não houve registro de falta de energia. Segundo a companhia que abastece a capital gaúcha, os níveis dos reservatórios das usinas estão elevados por causa das chuvas das últimas semanas, sendo assim, o Rio Grande do Sul conseguiu suprir o abastecimento.

Pernambuco


De acordo com a concessionária de energia elétrica que abastece o estado, o apagão em Pernambuco começou às 21h12 horário local (10h12 no horário de Brasília) e toda a situação durou 35 minutos. Trinta e sete municípios foram atingidos. No Recife, as áreas mais afetadas incluem três grandes hospitais, que precisaram acionar os geradores. Até o fim da noite, toda a situação foi normalizada.

Bahia


O apagão atingiu principalmente cidades localizadas no interior do estado, nas regiões norte, extremo sul e também no sertão. Nestas áreas, o abastecimento foi normalizado por volta das 21h25. Salvador e a regiões metropolitanas não foram atingidas pelo blecaute.

Mato Grosso do Sul


O sistema de sinalização das ruas ainda está muito instável em Campo Grande. Os semáforos não voltaram a funcionar em todas as avenidas e ruas da cidade - segundo a prefeitura, o problema deve ser resolvido ainda nesta manhã. De acordo com a empresa concessionária, a energia foi completamente restabelecida antes da meia-noite. O trânsito ficou confuso na capital e o comércio improvisou com velas, mas a maioria das lojas acabou fechando. De 78 municípios do estado, 70 ficaram no escuro.

Minas Gerais


Em Belo Horizonte, o apagão ocorreu pouco depois das 22h. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais, 20% das casas ficaram sem luz, o equivalente a 110 mil consumidores da capital e região metropolitana. Os bombeiros registraram algumas chamadas de pessoas presas em elevadores. O blecaute também atingiu o interior de Minas Gerais. Na capital, a luz voltou por volta das 23h.

São Paulo
O apagão ainda afeta parte do serviço de transporte coletivo de São Paulo na manhã desta quarta-feira (11). Trens do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) operam normalmente, mas há problemas com os ônibus elétricos na manhã desta quarta-feira (11). O Metrô informou que restabeleceu a operação em todas as suas linhas durante a madrugada desta quarta. O rodízio de veículo foi suspenso nesta manhã. Leia mais sobre a situação no estado.

Rio de Janeiro


A SuperVia, concessionária que administra a linha férrea no Rio, informou que as 89 estações de trens já foram reabertas e voltaram a operar às 5h50 desta quarta-feira (11). A circulação foi interrompida após o apagão que afetou vários estados do Brasil. Moradores de Copacabana, na Zona Sul do Rio, deixaram as suas casas na noite desta terça-feira (10) e lotaram os bares da região. A Polícia Militar recebeu diversos chamados na madrugada desta quarta-feira (11), durante o apagão, e que, quando verificados, eram alarmes falsos. Leia mais sobre a situação no estado.

Santa Catarina


Em Florianópolis e em todo litoral catarinense não faltou luz. Houve apenas oscilações de energia em algumas regiões do estado, especialmente na região oesste, oscilou energia por cerca de 10 minutos. De acordo com Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a oscilação foi concentrada na região oeste e ocorreu depois que o blecaute atingiu os demais estados do país.

Mato Grosso


O estado ficou 40 minutos sem energia. Como as oscilações foram curtas nesse período, nem todo mundo percebeu o apagão. Só na baixada cuiabana, 20% dos consumidores ficaram sem luz e em todo o estado 240 mil foram atingidos pelo blecaute. O problema só foi resolvido por volta das 22h.

Após apagão em parte do país, Itaipu diz que opera normalmente


Indícios apontam para falha na transmissão entre o Paraná e São Paulo.O blecaute atingiu em diferentes proporções pelo menos 10 estados.
A usina de Itaipu informou, em sua página oficial no Twitter, que após o blecaute que atingiu parte do país voltou a operar normalmente às 6h desta quarta-feira (11) e que não registrou nenhum tipo de pane em suas instalações. Indícios apontam para falha na transmissão entre o Paraná e São Paulo, segundo a usina. A transmissão é responsabilidade de Furnas.
A região mais afetada foi a Sudeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ficaram totalmente sem luz.

Em Minas Gerais, houve blecaute total nas regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, mas em partes de Belo Horizonte a luz não caiu durante a noite. O apagão também afetou o interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o interior da Bahia e partes de Pernambuco. Do outro lado da fronteira, o Paraguai, que também recebe energia de Itaipu, ficou às escuras, em consequência do que usina chamou de "efeito dominó".

Segundo a usina, por volta das 6h40, 18 das 20 unidades geradoras produziam energia para o Brasil e o Paraguai.

'Desligamento completo'
Em entrevista coletiva em Brasília, o ministro Edison Lobão afirmou que "houve um desligamento completo de Itaipu". "Uma linha de transmissão caiu e determinou a queda de outras", disse ele. Lobão avaliou que não é possível afirmar, com certeza, o que causou a falha no fornecimento de energia elétrica. Entretanto, segundo ele, o problema teria sido provavelmente causado por "fatores atmosféricos", como "tempestades de grande intensidade".
"Somente amanhã (quarta-feira) vamos saber o que aconteceu", disse Lobão.

O presidente de Itaipu, Jorge Miguel Samek, disse que “não houve problema de geração de energia” e sim “um problema de avaria, um raio ou tempestade, que (teriam) derrubado algumas torres de energia”. "Há 99% de chance de o apagão ter sido provocado por um vendaval “, disse.

Em Itaipu, um dos responsáveis de turno, que não quis se identificar, disse ao G1 que a usina esteve pronta para fornecer energia “desde o primeiro momento”, mas que um problema externo, de transmissão, teria impedido o restabelecimento do serviço. De acordo com técnicos, usinas termelétricas, que deveriam funcionar automaticamente neste caso, não foram ativadas. "Alguma perturbação ou acidente afetou em um ou mais pontos o sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar energia de Itaipu para o Sul e Sudeste", disse a Itaipu em nota. Na mesma nota, a empresa afirma que o restabelecimento de serviço começou às 22h30 de terça (10), no Paraguai. Às 0h30 desta quarta (11), foi retomado de maneira parcial o fornecimento para a região Sudeste do Brasil. No início da madrugada, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que ainda não havia identificado a origem do blecaute e que a maior preocupação era recompor o sistema. De acordo com a informação repassada pelo ONS ao ministro de Minas e Energia, somente com o restabelecimento total da energia será possível um diagnóstico do que aconteceu.

Duas semanas atrás, Dilma garantiu que Brasil estava a salvo de um novo apagão
Para ela, investimentos do governo em estrutura geravam certeza.Dilma deu declaração em entrevista ao programa 'Bom dia, ministro'.
Duas semanas atrás, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o Brasil estava a salvo de um novo apagão elétrico, como o que aconteceu em 2001.

Na noite desta terça-feira (10), houve novo apagão no país, que atingiu em diferentes proporções ao menos dez estados. Índicios apontam para falha na transmissão entre o Paraná e São Paulo, segundo a usina de Itaipu.

A declaração da ministra foi dada durante o programa "Bom dia, Ministro" do dia 29 de outubro.


O G1 entrou em contato com a Casa Civil na manhã desta quarta-feira (11), e foi informado de que a ministra não ia se pronunciar sobre o assunto, já que o caso desta terça diz respeito ao Ministério de Minas e Energia.

Na entrevista, Dilma disse que os investimentos em estrutura, como a entrega de sete novas hidrelétricas e a construção em andamento de outras sete usinas, geram a certeza de que o Brasil está a salvo de um novo apagão. Os investimentos no setor de energia atingem R$ 54,5 bilhões.“Nós também temos uma outra certeza, que não vai ter apagão. É que nós hoje voltamos a fazer planejamento. Então, nós olhamos, qual é a necessidade que o Brasil tem de energia nos próximos cinco anos? Nós ao olharmos isso, providenciamos as usinas que são necessárias para o Brasil. Se crescer a quatro, se crescer a cinco, se crescer a seis por cento ao ano tenha essas usinas disponibilizadas, é assim que funciona”, disse.

É apagou tudo mesmo....

Fonte: G1.com


Nenhum comentário: